Músicas

A saia da Carolina

Aprenda a letra e a canção

A saia da Carolina tem uma origem Galaico-Portuguesa. Não se sabe ao certo onde surgiu esta canção mas as fontes dizem que terá sido na Galiza ou no Norte de Portugal. Clique no link para saber mais sobre esta música.

No arranjo musical procurou-se um caráter de brincadeira mantendo o espírito popular, através do uso do flautim que dobra a melodia das vozes.

O mar enrola na areia

Aprenda a letra e a canção

O mar enrola na areia tem origem na Póvoa do Varzim.

Contrasta com os restantes temas presentes no livro por ser mais calma, como um retrato musical do mar a chegar à praia. No arranjo musical optou-se por não colocar nenhum instrumento a dobrar a melodia, capturando a simplicidade do mar.

Tiro Liro Liro

Aprenda a letra e a canção

Esta canção é um Vira do Minho presente nos cancioneiros tradicionais portugueses.

No arranjo musical, o acordeão toca a melodia, representando a música popular portuguesa na sua sonoridade.

Papagaio Loiro

Aprenda a letra e a canção

Este é uma canção do livro “Cancioneiro Popular Português” de Giacometti, mas a letra que escolhemos foi complementada com outras fontes.

O Papagaio é representado pela flauta, cuja sonoridade é muitas vezes associada ao canto dos pássaros. O acompanhamento procura retratar o caráter mais leve da canção original.

Fui ao jardim da Celeste

Aprenda a letra e a canção

Esta é uma canção tradicional do Douro Litoral. Martins, M. L. (1991). Canções tradicionais infantis (p. 17)Lisboa: Livros Horizonte, Lda. Sem indicação do local onde foi recolhida. Outra versão, com mais texto e melodia diferente, encontra-se em Cabral, A. (1991). Jogos populares infantis (pp. 152-154). Porto: Editorial Domingos Barreira. 

Musicalmente relembra uma canção de recreio pelo que se utilizou o xilofone como instrumento melódico, uma vez que a sua sonoridade é geralmente associada à infância e às escolas.

O galo cocoró

Aprenda a letra e a canção

A canção “Galo Cocoró” é de origem desconhecida.

O uso de guitarra e baixo no acompanhamento musical, sem qualquer instrumento de percussão, procura uma textura mais fluída e menos acentuada ritmicamente que faça sobressair o fraseado da melodia.